Ao contrário de seu pai, Gohan não tem uma paixão pela luta e prefere fazê-lo apenas quando a necessidade de defender seus entes queridos. No entanto, Gohan luta ao lado dos lutadores Z na defesa da Terra para grande parte da sua vida. Ele finalmente se estabelece com uma família no final de Dragon Ball Z, optando pela vida de estudioso em seu lugar. Quando Gohan é introduzido pela primeira vez, ele veste uma roupa da criança com o seu nome de família, 'Filho', escrito na parte da frente e os quatro Star-Dragon Ball ligado ao seu chapéu, o mesmo de Dragon Ball, em que Goku acreditava que o espírito de seu avô residia.
Durante o treinamento com Piccolo , ele veste uma roupa semelhante ao original de Goku, com o símbolo 'Ma' (魔) que significa Rei Piccolo. Após o treinamento com Piccolo, ele tem um corte de cabelo tipo mullet e veste um traje semelhante ao guerreiro Namek que ele continua a usar até o fim do Capitão Ginyu, após o qual ele usa armadura de batalhaque lhe foi dada por Vegeta. Ele iria continuar a usar roupas semelhantes Piccolo para a maioria de sua infância, mas seu cabelo tenderam mais perto de estilo selvagem auto corte de seu pai. Durante o treinamento no Hiperbólico Time Câmara, ele começa a usar engrenagem de treinamento Saiyan, mas mais uma vez reverte para roupas de Piccolo para lutar nos jogos de cell.
Gohan é filho intelectual tímido e estudioso. Como uma criança, ele não tem o espírito de luta Saiyan. Como um adulto, ele alcança seu sonho de se tornar um grande estudioso. Gohan, sendo apenas meia Saiyan, é incomum em seus valores e personalidade. Estes valores únicos e personalidade separá-lo de Saiyans puros, tão poderoso como ele é, ele não gosta de lutar muito. No entanto, quando ele é forçado a lutar, ele mostra especial interesse em proteger a sua família e amigos. Como seu pai, Goku, Gohan tem um coração puro e gentil. Além disso, como seu pai, ele tem o apetite típico Saiyan.Além de preocupar-se com sua família (e seus estudos), Gohan tem uma forte ligação com o seu mentor: o ex-Piccolo arqui-rival de seu pai. Após a morte de Goku, Piccolo escolheu para treinar Gohan como ele sentiu o poder potencial do garoto, que seria aproveitado para ajudar a defender a Terra do ataque dos Saiyajins. Em primeiro lugar, a relação com Piccolo é um assustador, mas depois de apenas um ano, Piccolo admite sua mudança por causa da amizade que ele desenvolve com Gohan e até se sacrifica para salvar o menino. Devido a isso, Piccolo pode ser considerado como um pai substituto para Gohan. Krillin também tem influência sobre Gohan, quase como uma relação tio / sobrinho, principalmente porque Kuririn é o melhor amigo de Goku. Embora ele alega que ele não compartilha o amor de luta Goku tem, Gohan realmente ama artes marciais e aventura. Também é claramente óbvio que ele gosta muito de ser um herói.